quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sobrenomes judaicos

Schwartz                           Blat                             Weiss
                
Berg              Kupfer              Gross            Schneider    
  
 Fischer                 Rosenberg                  Bloch

    Podem estar relacionados a cores, metais, pedras preciosas, características físicas, ofícios, enfim...

   Quer conhecer o significado (e até um pouquinho da história) destes e de outros sobrenomes judaicos? É só clicar AQUI .


E aí, encontrou o sobrenome de alguém que você conheça?
 
Fonte: chabad.org.br

16 comentários:

  1. Que site maneiro! Não tinha noção da origem dos nomes. Saiu um artigo na revista de História da biblioteca nacional sobre o batismo judeu com nomes católicos. Vou dar uma olhada. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito Professora
    várias coisas curiosas , oque eu gostei mais e que Gold e ouro ...

    Anderson 601

    ResponderExcluir
  3. Muito legal!! Adorei a aula de história... Parabéns pela ideia! Beijoca

    ResponderExcluir
  4. Que legal, professora!
    Apenas conheço amigos e amigas que tenham o sobrenome Fischer, Weiss, Schwartz e Rosenberg.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Na minha opinião essa poatagem
    foi muito interessante!!! Conheço algumas pessoas com sobrenomes citados ali.Até mesmo o meu!
    Beijos,
    Ana Clara 606.

    ResponderExcluir
  6. É realmente muito legal professora , beijos
    Rita de Cássia 603

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a postagem sobre os sobrenomes judaicos e também a religião monoteisma mais antiga , muito legal as postagens

    Adeilson 602

    ResponderExcluir
  8. Olá, professora!
    Mais uma vez eu estava procurando assuntos sobre os hebreus, no mesmo site em que eu envie-lhe o link das sinagogas, e que você achou os sobrenomes hebraicos, eu achei os nomes judaicos.
    Nesse artigo, mostra como é escolhido o nome judaico para o recém-nascido, a classificação dos nomes judaicos, como fazer para receber um nome judaico, as situações especiais e a importância vital. Eis o site: http://www.chabad.org.br/ciclodavida/nascimento/escolhendo.html

    No endereço, que te enviei, no final do artigo, tem os nomes judaicos masculinos e femininos. Entre os conhecidos da atualidade, estão Abner, Adam, Abel, Alex, Alexandre, Alan, Daniel, David, Eliezer, Gabriel, Isaac, Israel entre outras. E os femininos, Ariel, Bela, Belle, Dalia, Daniella, Deborah, Eliana, Elisa, Elizabeth, Elza, Eva, Evelyn e outros.

    Deixarei separado os links:

    Nomes Judaicos Masculino: http://www.chabad.org.br/ciclodavida/nascimento/nmasculinos.html

    Nomes Judaicos Femininos:
    http://www.chabad.org.br/ciclodavida/nascimento/nfemininos.html

    Beijos, e até a próxima aula.
    Diovana Bezerra (602).

    ResponderExcluir
  9. Professora,
    Um dos sobrenomes da minha avó paterna é Moreno .

    ResponderExcluir
  10. Que legal...Descobri que o sobrenome da mãe da minha irmã é judaico, o sobrenome dela é Fischer!
    Adorei essa postagem! (e as outras tb)

    Beijos,

    Ana Maria Darze
    T:601

    ResponderExcluir
  11. Muito legal ! São nomes bem complicados...rs !
    Tenho uma colega bem próxima que tem o sobrenome Bloch !
    Um beijo !
    Isadora, 604 !

    ResponderExcluir
  12. Que legais as descobertas, meninas!
    Beijos para vocês!

    ResponderExcluir
  13. Legal, mas os nomes são bem mais fáceis de encontrar. Acho que nunca vi ninguém com esses sobrenomes. Mas muito legal as postagens.

    ResponderExcluir
  14. Caramba professora acho que uns 10 sobrenomes de amigos estavam lá!

    ResponderExcluir