segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O Tribunal de Osíris

Site da imagem: palavreado.com.br
(Lembre-se: para ver a imagem com mais detalhes, basta clicar nela!)

O Tribunal de Osíris
(Que analisaremos nas aulas desta semana...)

Acima, temos uma ilustração, de um dos vários Livro dos Mortos (este é de 1310 a.C.) já encontrados, que mostra, cena a cena, o julgamento do morto no Tribunal de Osíris

Veremos que, segundo a religião dos egípcios antigos, os mortos seriam julgados por um tribunal -- composto por 42 deuses e presidido por Osíris -- que que analisaria como foi a sua vida e se seriam merecedores da eternidade: uma vida só de felicidades e a que realmente os interessava. 

Na imagem, podemos observar, na metade da esquerda, quando Anúbis (o deus com cabeça de chacal, protetor das múmias) verifica a balança onde está sendo pesado o coração do morto dentro de um pequeno vaso (à esquerda) e, como contrapeso (à direita), está uma pena de avestruz, símbolo de Maat (a deusa da verdade, da justiça e da harmonia, geralmente representada como uma mulher jovem com uma pluma de avestruz na cabeça e/ou com asas -- ela não aparece nesta cena principal). O coração deveria ser tão ou mais leve que a pluma: sem culpas nem faltas.

Junto à balança, à esquerda de Anúbis, está Ammit (um ser, alguns dizem deusa... com a parte trazeira de um hipopótamo, a dianteira de um leão e a cabeça de um crocodilo) observando a pesagem do coração: caso ele fosse mais pesado que a pluma de Maat, Ammit destruiria a sua alma e a devoraria (engoliria toda -- por isso também conhecida como "Devoradora de Almas"...), fazendo com que esta deixasse de existir para sempre.  E como os egípcios antigos temiam isso! Há quem associe Ammit com a retribuição divina para todos os males feitos em vida...

Em seguida, vemos o deus Thot (com cabeça de íbis, um pássaro, deus da escrita, da sabedoria, da cura e dos cálculos -- e que em muitas versões aparece como marido de Maat) registrando todo o julgamento. Na outra metade da imagem, a da direita, vemos Hórus (o deus com cabeça de falcão), apresentando o morto a Osíris (pai do próprio Hórus, lembra?), que é representado como uma múmia com as mãos e a cabeça verdes, segurando um cetro, símbolo de seu poder soberano para conduzir a humanidade, e um chicote, símbolo de seu poder para punir.

No alto, temos o morto reverenciando os quatorze deuses presentes.

12 comentários:

  1. E as pessoas a traz de Osíris? Quem são?

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal >.< estou muito feliz com essas aulas!! Mas professora, uma coisa que eu não entendi muito bem, como eles iam pesar um coração com uma pena? O coração vai ganhar claro, aí todo mundo não era digno da eternidade ou isso é só uma história, eles não faziam isso literalmente?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Natália!

    É que esse julgamento não acontecia literalmente, mas no campo das ideias -- ou, melhor dizendo, no espiritual. Os egípcios acreditavam que a alma residia no coração e se a pessoa tivesse levado uma vida correta, digna, de muito trabalho e respeito ao faraó e demais deuses, seu coração seria tão leve, ou até mais leve, que a pluma de Maat. Entendeu, agora?

    Fiz essa postagem antecipando a próxima aula, por isso, logo no segundo parágrafo, o verbo está no futuro do presente ("Veremos que...") e, também por isso, você ficou com essa dúvida. Mais que normal... Bom, mas ficou sabendo de um dos temas da aula de quinta-feira, né?

    Muitos beijos para você!

    Ah, e se já esta feliz com as aulas sobre Egito, aguarde... Vêm muitas coisas boas por aí!!! ;)

    ResponderExcluir
  4. Agora entendi :D Obrigada professora! Hmmmmmmm fiquei curiosa!!!! Beijão, até amanhã!! <3

    ResponderExcluir
  5. exatamente o que explicou na aula.Às vezes não presto atenção sempre e o blog ajuda muito

    Guilherme T:604

    ResponderExcluir
  6. Professora, eu notei que alguns deuses no alto estão com a ankh e outros não. O que significa isso?

    ResponderExcluir
  7. Ah, Lauro, não sei o porquê disso, não...

    Por que você não dá uma pesquisada por aí e depois me conta -- caso descubra? professor também pode aprender com os alunos... ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá professora pesquisei um pouco e acabei encontrando o que significa o ankh,acho que os deuses la de cima seguram o ankh pois ele simboliza a imortalidade

    achei nesse site e recomendo
    http://www.espiritualismo.info/mitologia_egipcia.html
    só dar ctrl+c ctrl+v


    abraços,Antonio 601

    ResponderExcluir
  9. Valeu, Antônio! Me poupou de uma (imensa) pesquisa! Rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Valeu, Antônio!
    Nossa, são tantas informações... Algumas são até novidade para mim...

    Beijos!

    ResponderExcluir