segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A educação em Esparta I

Os 300 de Esparta - Frank Miller
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     Entre os séculos V e IV a.C., período da história grega conhecido como Clássico, as cidades gregas atingiram o seu apogeu, ocorrendo a consolidação da cidade-Estado como forma de organização política.  
Existiram muitas cidades-Estado, ou pólis (polis), gregas na Antiguidade - e com histórias bastante diferentes: o mundo grego não era um Estado unificado, como vimos. Dentre elas, Atenas e Esparta eram as mais destacadas. A primeira, pelo regime democrático (mesmo que os cidadãos fossem tão poucos e os escravos, tão numerosos...) e pelas realizações culturais; a segunda, pelo militarismo e pela desvalorização da individualidade.  
Nas aulas desta semana, ao falarmos sobre a educação em Esparta, veremos que esta enfatizava a obediência às ordens, a resistência à dor, ao frio, à fome, à fadiga e buscava, sempre, a vitória em combate. Ou seja, o que se esperava do espartano era que ele fosse uma "máquina de guerra" insensível e obediente. Leremos um texto de Plutarco (um filósofo grego da Antiguidade) que fala sobre a educação dos meninos espartanos e, tenho certeza, vocês ficarão chocadas/os... 
No filme "300", de Zack Snyder, inspirado nos quadrinhos homônimos de Frank Miller, há várias cenas que ilustram muito bem esse relato de Plutarco. Em uma delas, fica bem claro que espartano vivia exclusivamente para o treinamento militar, ele era um soldado sempre pronto para a luta.
Assista a esta cena logo abaixo. (E ignore as propagandas...)  


Veremos também, claro, O PORQUÊ do espartano levar uma vida inteirinha assim, totalmente dedicada ao treinamento militar.

 E aí, como está a sua curiosidade???

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